Você já ouviu falar em planejamento previdenciário

Se não, fique tranquilo, nós vamos te explicar tudo sobre o tema, principalmente a sua importância na hora de requerer a aposentadoria.

O planejamento previdenciário vai te ajudar a ter conhecimento sobre todos os direitos relacionados à aposentadoria, antes de pleitear o benefício junto ao órgão responsável. 

Além do mais, ao realizar o planejamento, você já vai separar todos os documentos necessários para o requerimento do benefício, evitando negativas do INSS.

O planejamento previdenciário

Antes de mais nada queremos que você entenda do que se trata o planejamento previdenciário ou planejamento de aposentadoria: um serviço de organização e de preparação, que podemos intitular de pré-aposentadoria, realizado por um advogado especialista em direito previdenciário.

O principal objetivo do planejamento é garantir ao segurado do INSS toda informação necessária, bem como a escolha do melhor benefício, resguardando todos os seus direitos e priorizando a agilidade do processo judicial ou administrativo. 

No planejamento também é possível calcular, de acordo com a média salarial do segurado, conforme prevê legislação, o valor do seu benefício. 

Desta forma, se o você contribui com o mínimo, mas pretende se aposentar com mais, por meio do planejamento será possível analisar se deverá aumentar o valor de sua contribuição previdenciária e quando será o melhor momento para fazer isso.

Ou seja, o planejamento de aposentadoria, fará com que você se prepare para o futuro, inclusive,  contribuindo para receber a aposentadoria que sempre sonhou.

A maioria das pessoas não imaginam quanto é burocrático requerer um benefício, e optam por protocolar o pedido de aposentadoria sozinhos, e acabam por tornar o caminho até a concessão do benefício mais longo. Ou ainda, imaginam que vão receber um  valor de aposentadoria e, no fim, acabam recebendo um benefício bem inferior, simplesmente por não terem se planejado.

Tenho certeza que você pensou em alguém que você conhece que já passou por essa situação, não é verdade?

Assim, você já pode imaginar o quanto o planejamento da aposentadoria facilita todo o processo e ajuda a obter o melhor benefício, dentro daquilo que é almejado. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do planejamento previdenciário, não tem problema, a seguir abordamos mais sobre as principais vantagens deste serviço.

A importância do planejamento previdenciário

Mas afinal, porque devo realizar um planejamento de aposentadoria? 

Primeiramente, através do planejamento, você saberá quanto precisará contribuir para a previdência social a fim de ter direito à sua aposentadoria, melhor dizendo é possível planejar através do valor da sua contribuição, o valor da sua aposentadoria. 

Como isso é possível? 

O cálculo que é feito pelo advogado no planejamento, permitirá que o segurado saiba o valor que receberá quando o benefício for concedido. 

Além do cálculo, o advogado especialista elaborará um estudo jurídico previdenciário, tendo como base o valor da contribuição, a fim de informar ao segurado sobre a melhor opção de aposentadoria, levando em conta o valor do benefício e o tempo para conseguir a aposentadoria.

Quer entender melhor? 

Imagine que o Luís trabalhou 10 anos como metalúrgico (exposto a agentes insalubres e perigosos) e 25 anos como gerente de loja. Com o planejamento previdenciário o advogado pode indicar a aposentadoria por tempo de contribuição + adicional de atividade especial.

Agora, se ele não tivesse feito o planejamento previdenciário, por falta de conhecimento, optaria pela aposentadoria por tempo de contribuição comum, utilizando as regras de transição e acabaria sendo prejudicado, demorando mais para se aposentar e conseguindo um benefício menor.

Muitas vezes, o planejamento previdenciário é realizado com projeção a longo prazo, ou seja, para daqui a 10, 20 ou 30 anos, justamente para que o segurado tenha tempo para se organizar.

Os benefícios do planejamento previdenciário

Se ainda restam dúvidas sobre quais as vantagens que o planejamento da aposentadoria traz, detalharemos os principais benefícios.

Tempo

Primeiramente, é importante destacar que o planejamento proporciona a você aposentar-se no momento certo. Como já dito, as mudanças na aposentadoria são constantes, o que torna o tema muito complicado para o trabalhador, gerando diversas dúvidas sobre o melhor momento de requerer o benefício. 

Assim, o planejamento serve para solucionar todas as dúvidas que você tenha, sobre a hora certa de solicitar um benefício, evitando o prejuízo de se aposentar depois do tempo, por exemplo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas sem necessidade.  

Valor

Você sabia que para receber um valor bom de aposentadoria, não é necessário contribuir com o valor máximo?

Quase ninguém sabe que o cálculo é feito por meio de uma média e por isso muitos trabalhadores, principalmente os autônomos, acabam pagando mais do que o necessário. Por meio do planejamento previdenciário é possível fazer o cálculo da média, chegando ao valor correto para se contribuir.

Agora que você já sabe a importância e os benefícios desse serviço, veja o melhor momento para começar a planejar a sua aposentadoria.

Quando iniciar o planejamento previdenciário

Não existe o tempo certo para se fazer o planejamento de aposentadoria. O melhor momento seria entre os 30 e 35 anos, garantindo uma visão da situação previdenciária a longo prazo, podendo pensar e organizar a melhor condição de aposentadoria possível.

Mas se você já passou dos 35 anos, não se apavore, ainda dá tempo de se planejar com calma.

O primeiro passo para começar esse planejamento é juntar os documentos necessários. Confira quais são eles a seguir!

Documentos necessários para o planejamento previdenciário

É importante que ao procurar um advogado você tenha em mãos todos os documentos que sirvam a ele como base para realizar o cálculo de tempo, bem como do valor da aposentadoria. 

Podemos citar como os principais documentos, os seguintes:

  1. CPF;
  2. RG;
  3. Comprovante de residência atualizado;
  4. Certidão de nascimento ou casamento;
  5. PIS/PASEP e NIT (Número de Identificação do Trabalhador)
  6. Carteiras de trabalho;
  7. Carnês de contribuição, e
  8. Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)(opcionalmente).

Os documentos também serão importantes para que o especialista possa organizá-los, e observar se está faltando algum documento, ou se estão desatualizados,  a fim de facilitar o recebimento do benefício de acordo com o que determina a legislação previdenciária.

Quanto tempo dura o planejamento previdenciário

O tempo para a realização do planejamento previdenciário vai depender da disponibilidade do advogado especialista contratado. Porém este procedimento, em regra, não costuma ser demorado, pois o especialista já possui as ferramentas necessárias para a execução do planejamento. 

Quem pode ajudar na elaboração do planejamento previdenciário?

Os profissionais mais indicados são os advogados especialistas em direito previdenciário, eles saberão como fazer um planejamento completo, fazendo a contagem do tempo de contribuição, calculando o valor do benefício, sem mencionar os conhecimentos das novas regras da aposentadoria, trazidas pela Reforma Previdenciária.

Ficou com alguma dúvida ainda sobre o tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco.  Temos uma equipe preparada para te ajudar!

d35ad537553b79bbe561f89e7ccf677c?s=480&r=pg&d=https%3A%2F%2Fcdn.auth0.com%2Favatars%2Fpa - Planejamento previdenciário: entenda sua importância

Patrícia Würfel

Advogada e mãe. Especialista em Direito Previdenciário. Apaixonada por fazer a diferença na vida das pessoas. Atua no sentido de verificar e orientar os segurados do INSS sobre o melhor momento para suas aposentadorias.