Antes de escolher um advogado previdenciário é fundamental entender o papel desse profissional. Muitas pessoas acreditam que advogados atuam somente com processos judiciais, mas essa é uma visão equivocada. Um suporte jurídico especializado pode ser um diferencial em diversos aspectos, ainda mais para quem está querendo planejar o seu futuro e ter uma boa aposentadoria.

Um advogado previdenciário orienta o cliente quanto aos tipos de aposentadorias e benefícios que se aplicam ao seu caso. Esse profissional também tem um papel importante na hora de planejar, calcular a aposentadoria, simular o benefício e até revisá-lo. Uma consulta com um bom advogado previdenciário pode dar ao cliente todos os elementos necessários para planejar melhor o seu futuro.

Embora um suporte profissional seja um diferencial, escolher um advogado previdenciário nem sempre é fácil. Confira algumas dicas para encontrar o profissional ideal!

1. Procure um profissional especializado

Nem todo mundo sabe, mas um advogado previdenciário pode atuar em diferentes frentes. Existem profissionais que só trabalham com consultas e processos envolvendo a aposentadoria do INSS, outros atuam somente com benefícios previdenciários para militares, por exemplo. Antes de escolher um advogado, avalie qual é a sua frente de atuação e qual a sua experiência em tratar sobre questões como a sua.

Uma boa dica é pesquisar na internet artigos e posts publicados pelo profissional. Analisar o conteúdo e a forma como o advogado se comunica com o seu público é uma ótima maneira de verificar se ele entende mesmo de assuntos previdenciários e se está capacitado para atender o seu caso.

2. Avalie experiência e qualificações do advogado

Não basta que o profissional se apresente como um advogado previdenciário, ele também precisa ter experiência na área. Uma maneira de verificar se o advogado de fato atua com questões previdenciárias é visitando os sites dos tribunais. Sites como o da Justiça Federal do Rio Grande do Sul , ou mesmo do TRF4, permitem que você verifique quais foram os processos que o advogado já trabalhou apenas digitando o seu nome ou a sua OAB.

Antes de contratar o profissional, também é imprescindível checar se ele está inscrito na OAB do estado em que atua. Infelizmente, existem profissionais que atuam como advogado sem a OAB, ou seja, exercem ilegalmente a profissão.

3. Peça indicações de um advogado previdenciário

Todo mundo conhece alguém que já se aposentou, precisou solicitar um auxílio-doença, pensão por morte ou outro benefício. As questões previdenciárias estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, por isso não é incomum que alguém tenha um advogado previdenciário para indicar.

No entanto, mais do que seguir as indicações, antes de visitar o escritório ou marcar uma consulta, pesquise sobre o profissional, avalie seu site, redes sociais e a maneira como ele se posiciona no mercado. No primeiro contato, esclareça se as consultas são pagas, quais os documentos que devem ser apresentados e como funcionam os procedimentos do escritório. Analisar como o escritório atende e orienta o cliente desde o primeiro momento é tão importante quanto a opinião de amigos e conhecidos. O ideal é que o potencial cliente se sinta confortável desde o primeiro contato.

4. Faça uma consulta

Sem dúvida, uma das melhores formas de se avaliar um advogado previdenciário é fazendo uma consulta. No contato direto com o profissional fica fácil verificar se ele entende do assunto e sabe dar instruções claras ao cliente. Durante a consulta, você também pode verificar as condições do escritório, a organização do profissional e o atendimento.

Ao consultar um advogado previdenciário fique atento a alguns pontos. Primeiro, o advogado deve fazer perguntas sobre o seu histórico de trabalho e até solicitar alguns documentos. Ter informações e dados é essencial para prestar orientações precisas ao cliente. Além disso, é imprescindível que o advogado saiba como fazer o cálculo do benefício e seja claro nas explicações.

Um bom advogado é aquele que mostra ao cliente todas as possibilidades para o seu caso e esclarece suas dúvidas de forma clara e objetiva, explicando não somente o que diz a lei, mas como funcionam todos os procedimentos necessários ao seu caso.

5. Procure uma segunda opinião

Caso você tenha consultado um advogado previdenciário, mas não se sente satisfeito com as informações que recebeu, sempre vale uma segunda opinião de um outro profissional. O ideal é que o cliente sinta segurança e confiança desde o primeiro contato.

Uma segunda opinião também é algo positivo ate para servir como parâmetro. Assim, se você não está 100% seguro de que a contratação de um primeiro profissional é válida, vale marcar outra reunião ou consulta com um profissional e avaliar qual vale advogado é melhor na sua opinião.

6. Avalie os meios de comunicação

Muitos advogados são extremamente atenciosos no primeiro contato. Mas depois que as propostas são fechadas, o suporte é insuficiente. Antes de escolher um advogado previdenciário avalie quais são os meios de comunicação que ele possui e como o contato é mantido com o cliente. Alguns profissionais enviam relatórios e e-mails periódicos, outros disponibilizam um WhatsApp profissional.

Antes de contratar pergunte sobre o suporte e como é feito o contato para esclarecimento de dúvidas, questões e até mudanças no status do seu caso.

7. Analise a proposta de honorários

Outro ponto para avaliar antes de escolher um advogado previdenciário é a proposta de honorários. O ideal é que a proposta deixe clara todas as formas de pagamento e eventuais despesas que podem ser incluídas, tais como deslocamentos, diligências e viagens. O valor também é um ponto importante, e este deve ser estabelecido no início da relação contratual.

Vale destacar que, como regra, o advogado não pode receber mais do que o cliente em um processo, nem cobrar menos do que o mínimo estabelecido pela OAB. Antes de fechar o contrato, sempre é válido ter cautela.

Contratar um bom advogado previdenciário pode ser um diferencial no seu futuro e no seu patrimônio. Vale a pena investir em um bom profissional e desfrutar dos benefícios que você tem direito da melhor forma possível.

Você tem questões previdenciárias? Solicite um atendimento online e tire suas dúvidas!

d35ad537553b79bbe561f89e7ccf677c?s=480&r=pg&d=https%3A%2F%2Fcdn.auth0.com%2Favatars%2Fpa - 7 dicas para escolher um advogado previdenciário

Patrícia Würfel

Advogada e mãe. Especialista em Direito Previdenciário. Apaixonada por fazer a diferença na vida das pessoas. Atua no sentido de verificar e orientar os segurados do INSS sobre o melhor momento para suas aposentadorias.