Garantir a aposentadoria é uma daquelas preocupações que devemos cultivar desde cedo. Após longos anos de trabalho, ter o benefício negado ou reduzido é uma experiência pela qual definitivamente não queremos passar.

Por isso, alguns cuidados são essenciais para garantir que tudo estará em dia na hora agá. Que cuidados seriam esses?

Logo abaixo, indicamos os principais erros que podem influenciar na concessão de sua aposentadoria. Continue lendo e garanta seu benefício!

Tenha documentos que comprovem o tempo de serviço

O principal erro que dificulta a aposentadoria é não conservar documentos que comprovem o tempo de serviço. Problemas com a carteira de trabalho e com os meios de prova de atividades rurais e especiais são os mais comuns.

Cuide de sua carteira de trabalho

Em tese, comprovar o tempo de serviço urbano não deveria ser algo muito difícil. A carteira de trabalho e previdência social (ctps) contém o registro dos locais de serviço e dos respectivos períodos laborais. Logo, bastaria sua apresentação para que tudo estivesse solucionado, não é mesmo?

Já, na prática, certos problemas são bastante comuns:

Nesse contexto, uma forma de evitar esses problemas é conferir as informações de entrada e saída dos empregos,  mantendo cópias de tudo o que foi anotado na carteira até então.

Guarde documentos que comprovem o trabalho rural

Para adquirir esse benefício é preciso demonstrar o período de atividade rural. O que pode ser feito apresentando certos documentos aceitos pelo INSS.

Ocorre que,  muitos trabalhadores rurais acabam se desfazendo de tais provas ou sequer se preocupam em obtê-las.

De fato, para garantir a aposentadoria, o ideal é buscar, ao menos, um documento que comprove cada um dos períodos laborados. 

Nesse sentido, uma dica relevante é sempre guardar as notas fiscais de entrega de mercadorias, uma vez que elas são curingas que suprem a falta dos demais documentos.

Fique atento ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Se você pretende requerer a aposentadoria especial, o xis da questão é o PPP. Esse documento atesta a presença de agentes nocivos no ambiente de trabalho, sendo a principal prova do tempo de serviço especial.

Acontece que, vários benefícios são negados diante da falta de demonstração da habitualidade da exposição, graças erros no mencionado relatório.

Por isso, o mais indicado é consultar uma assessoria jurídica para verificar se o PPP está adequado aos requisitos da aposentadoria especial.

Obtenha extratos de suas contribuições regularmente

O período de carência corresponde ao número de meses em que o trabalhador contribuiu para a Previdência Social. Tal cálculo é necessário para concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, além de influenciar nos valores recebidos em quase todas as modalidades.

Pois bem, muitas pessoas não têm o hábito de verificar se os depósitos estão sendo realizados e computados da maneira correta. Então, acabam prejudicando a aposentadoria ou recebendo um benefício inferior ao que teriam direito.

Nesse sentido, uma dica é retirar periodicamente extratos de contribuição no INSS, com todos os pagamentos efetuados.

Caso exista um erro da Previdência ou de algum empregador, procure a orientação de um advogado a fim de tomar as devidas providências.

Unifique suas contas do NIT

Um pequeno detalhe que pode trazer uma boa dor de cabeça é o erro de cadastro do NIT. Alguns empregadores acabam reinscrevendo o trabalhador, gerando contas duplicadas. Com isso, uma parcela das contribuições não constará no cadastro principal.

Sendo assim, faça uma rápida visita ao INSS e realize a busca pelo CPF, a fim de evitar maiores complicações.

Busque uma assessoria jurídica antes de fazer o pedido

Geralmente, as pessoas ingressam com o pedido de aposentadoria junto a Previdência Social sem a devida assistência jurídica. Com efeito, acabam formulando pedidos incompletos ou errando na hora de atender a eventuais pendências.

Por isso, para agilizar e facilitar a concessão do benefício, o ideal é contratar uma assessoria jurídica experiente e especializada.

Com a devida orientação, você não terá maiores dificuldades para garantir a aposentadoria.

Gostou? Caso queira receber outros conteúdos relevantes, siga nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

d35ad537553b79bbe561f89e7ccf677c?s=480&r=pg&d=https%3A%2F%2Fcdn.auth0.com%2Favatars%2Fpa - Como evitar os principais erros e garantir a aposentadoria

Patrícia Würfel

Advogada e mãe. Especialista em Direito Previdenciário. Apaixonada por fazer a diferença na vida das pessoas. Atua no sentido de verificar e orientar os segurados do INSS sobre o melhor momento para suas aposentadorias.