Com tantas discussões sobre a reforma da Previdência e como isso afetará os benefícios do INSS no Brasil, muitos segurados ficam curiosos a respeito da aposentadoria em outros países. Você já se perguntou quais são as regras pelo mundo?

O sistema de aposentadoria, da mesma forma que no Brasil, é definido por leis e considera diversos fatores, como idade, tempo de trabalho e expectativa de vida. Como cada país tem as suas particularidades, as regras variam bastante, mas esse é um benefício fundamental para o trabalhador, independentemente do local.

Neste post, explicamos quais as regras vigentes nos sistemas de aposentadoria em outros países. Confira!

Dinamarca

A Dinamarca é um dos países com maior qualidade de vida e as condições para aposentadoria é um dos fatores que garantiram esse reconhecimento. No país, a aposentadoria é uma combinação de benefícios pagos pelo próprio Estado com sistemas previdenciários entre empresas e empregados, que são obrigatórios, além da possibilidade de os trabalhadores aderirem a planos individuais não obrigatórios.

Não há tempo mínimo de contribuição para se aposentar, mas o valor pago varia de acordo com o período de trabalho. O benefício equivalente à nossa aposentadoria por idade é concedida aos 65 anos. Porém, ela aumentará a partir 2024, de 6 em 6 meses, até atingir o mínimo de 67 anos em 2027. No futuro, o plano é que a idade mínima seja calculada com base no índice de longevidade da população.

Japão

expectativa de vida no Japão é bem alta: 87 anos para as mulheres e 81 para os homens. Como consequência, as regras para a aposentadoria também são mais duras. A idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para todos os segurados. Para requerer o benefício, são exigidos pelo menos 10 anos de contribuição. Porém, para receber o valor integral pago pela previdência, o trabalhador precisa ter contribuído por 40 anos.

Canadá

O Canadá tem algumas semelhanças com o sistema do Brasil: é preciso contribuir por 35 anos e existe um teto do benefício — valor máximo pago na aposentadoria. Porém, também existe um requisito de idade mínima. O trabalhador pode receber o teto da aposentadoria a partir dos 65 anos de idade, porém, é possível se aposentar antes, com no mínimo 60 anos, recebendo um valor menor. Quem optar por continuar trabalhando após os 65 tem um bônus, que funciona como um abono de permanência, chamado de “Old Age Security”.

Estados Unidos

Até 2014 a idade mínima para aposentadoria era 66 anos, porém, ela sobe gradativamente (2 meses ao ano), com o objetivo de atingir 67 anos em 2022. Além disso, é exigido o tempo mínimo de 10 anos de contribuição para poder ser aposentar. Os trabalhadores, também, têm a opção de adiantar a aposentadoria para os 62 anos, mas terão um desconto no valor recebido. Por outro lado, se continuarem trabalhando até os 70 anos, eles têm direito a um acréscimo no valor recebido.

Viu só? A aposentadoria em outros países também considera algumas regras semelhantes às vigentes no Brasil, porém, elas são adaptadas de acordo com as características da população e a economia local.

Achou o post interessante? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos também conhecerão as regras de outros países para a aposentadoria!

d35ad537553b79bbe561f89e7ccf677c?s=480&r=pg&d=https%3A%2F%2Fcdn.auth0.com%2Favatars%2Fpa - Como é a aposentadoria em outros países? Saiba mais!

Patrícia Würfel

Advogada e mãe. Especialista em Direito Previdenciário. Apaixonada por fazer a diferença na vida das pessoas. Atua no sentido de verificar e orientar os segurados do INSS sobre o melhor momento para suas aposentadorias.