Ao se planejar para descansar e requerer os benefícios do INSS, é comum que os segurados queiram saber quanto vão receber e se cumprem os requisitos necessários. Para isso, é possível usar uma calculadora de aposentadoria para ter uma noção sobre os seus direitos.

Essas ferramentas também podem ser utilizadas para buscar o melhor benefício e procurar formas de complementar os valores recebidos, como os investimentos. Porém, é importante encontrar opções confiáveis para evitar erros nos resultados, que atrapalharão os seus planos.

Pensando nisso, separei 4 opções de calculadora de aposentadoria que você pode usar para ajudar o planejamento previdenciário. Confira a seguir!

1. Simulador da Previdência Social

O próprio site do INSS conta com ferramentas e diferentes funções para realizar a simulação. Você pode fazer a simulação do tempo de contribuição automática, que considera as informações do banco de dados do INSS, e a manual, que contará com as informações inclusas pelo segurado, como períodos ainda não reconhecidos no sistema.

Aqui, também é possível simular o valor do benefício, que considerará a modalidade de aposentadoria, o tempo de contribuição e a idade do segurado. Entretanto, apesar de ser fornecida pelo órgão, é importante frisar que é apenas uma simulação, portanto, não tem validade legal. Assim, a concessão e o cálculo do benefício dependerão dos documentos analisados pelo INSS ao julgar o requerimento do segurado e, portanto, pode haver diferenças em relação ao informado na calculadora. 

2. Aposentômetro

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) desenvolveu o “aposentômetro“, que faz uma simulação sobre a aposentadoria considerando as regras da proposta de reforma da previdência. Nela, você deve escolher a categoria (regime geral, professor, rural etc.), a data de nascimento e o seu tempo de contribuição até a data do cálculo.

O resultado mostrará como seria a sua aposentadoria pelas regras atuais e de acordo com a proposta do governo, para que você faça um comparativo. Ele também indica qual será a porcentagem aplicada para determinar o valor do benefício pago.

3. Calculadora do Governo

O Governo Federal também lançou uma calculadora com base nas regras da reforma previdenciária. Nela, você pode calcular a alíquota de contribuição (porcentagem da remuneração que deverá ser destinada ao INSS) e simular a aposentadoria.

Na simulação, basta informar os seus dados, profissão e tempo de contribuição. O sistema informará como ficaria o seu benefício de acordo com a proposta de reforma, indicando a idade mínima, o tempo de contribuição que falta e a porcentagem do benefício. Você também terá acesso ao comparativo das regras de transição das diferentes modalidades de aposentadoria. 

4. Simulador BuscaPrev

A aposentadoria privada é uma das opções mais procuradas por quem deseja complementar o valor da aposentadoria paga pelo INSS. Mas encontrar as opções ideais não é muito fácil. O simulador BuscaPrev é uma ótima alternativa para isso.

Você informa os seus dados, com quanto pretende contribuir mensalmente, a forma como quer receber os valores (contribuição vitalícia ou por tempo determinado) e a idade em que pretende se aposentar. Com base nesses dados, o sistema oferece algumas opções de planos de previdência, apontando o rendimento mensal obtido para que você avalie as propostas. 

Viu só? Existem diversas alternativas de calculadora de aposentadoria que você pode usar para planejar o seu benefício ou um complemento de renda. Porém, conte sempre com o auxílio de um advogado para verificar se todas as informações estão corretas e garantir todos os seus direitos ao fazer o pedido no INSS.

E você, já está planejando a aposentadoria? Se ainda tem dúvidas sobre o uso das calculadoras ou como funcionam os benefícios previdenciários, compartilhe com a gente nos comentários!

d35ad537553b79bbe561f89e7ccf677c?s=480&r=pg&d=https%3A%2F%2Fcdn.auth0.com%2Favatars%2Fpa - 4 calculadoras de aposentadoria que você precisa conhecer

Patrícia Würfel

Advogada e mãe. Especialista em Direito Previdenciário. Apaixonada por fazer a diferença na vida das pessoas. Atua no sentido de verificar e orientar os segurados do INSS sobre o melhor momento para suas aposentadorias.