Planejar Minha Aposentadoria | Wurfel

Planejar Minha Aposentadoria

   Dados recentes mostram que o brasileiro está vivendo bem mais nos dias atuais.   

   Dessa forma, é importante pensar em se preparar para aposentar. Quanto antes começar uma poupança para esse fim, menor será o comprometimento do seu dinheiro para atingir um teto para a aposentadoria.

   Mas você pode se perguntar: quais são os planos disponíveis? Como dar entrada no processo e qual é a documentação necessária? Saiba agora neste artigo:

  O que você deve saber para começar a se preparar para aposentar

   Pensar na aposentadoria apenas no momento de se aposentar pode ser fatal. É preciso agir para alcançá-la logo que se inicia na vida profissional, pois é um momento em que é possível se planejar para criar, mesmo que com pouco dinheiro, um patrimônio para garantir a velhice sem preocupações.

   Veja como você pode começar:

Procure agir racionalmente

   Nunca é demais lembrar que devemos economizar e não gastar mais do que ganhamos. Assim estaremos evitando prejuízos em nossa vida familiar.

   Guardar uma parte do seu salário mensal exclusivamente para a aposentadoria é o mais correto a se fazer para ter uma velhice tranquila.

Tenha um objetivo

   Estabeleça um objetivo com metas e prazos. Estipule um valor a ser atingido em um prazo de, por exemplo, cinco a dez anos, e trace o planejamento para poder atingi-lo.

Evite se endividar

   Dívidas são os tipos de despesas que mais drenam a vida financeira. Procure encontrar outras alternativas antes de contrair uma dívida.

Os tipos de aposentadoria

   Atualmente, há 4 tipos de aposentadoria:

   Uma vez que você já sabe em qual dessas você se encaixa, o próximo passo é procurar saber como está o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É lá que ficam registrados todos os dados dos contribuintes da Previdência.

Aposentadoria Privada

   Hoje em dia existem diversos planos de previdência privada, não somente os do INSS. Esses podem ser uma boa alternativa para quem tem pouco tempo ou não tem disposição para administrar os investimentos.

   O segredo para se aposentar com um plano de aposentadoria privada é conseguir dinheiro suficiente em reserva para arcar com os custos de todas as despesas a partir do momento em que se aposenta, até mais ou menos os 90 anos de idade. Procure um Assessor Jurídico para lhe informar como você pode conseguir essa reserva.

Documentos necessários para pedir aposentadoria

   Depois de ter verificado os dados cadastrais e estar tudo correto no Cadastro Nacional de Informações Sociais, você deverá ir a um posto da Previdência Social e apresentar esses documentos:

  • PIS/PASEP, Número de Identificação do Trabalhador;

  • qualquer documento de identidade, que pode ser a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, a Certidão de Nascimento, Casamento ou outro;

  • CPF (obrigatório);

  • comprovante de residência (conta de água, luz, internet, etc.).

Procure uma assessoria jurídica

   É importante ter uma assessoria jurídica, dependendo do seu benefício, pelos seguintes motivos:

  • a Legislação é bastante complexa, com muitos detalhes que pessoas leigas podem não entender, e caso algo saia errado isso pode acarretar prejuízo econômico ao contribuinte por toda a vida;

  • há muitas modalidades de benefícios e requisitos que nem sempre são oferecidos automaticamente. Uma assessoria vai investigar para saber qual é o melhor para os interesses econômicos do segurado;

  • aposentadorias especiais: muitos contribuintes acabam se aposentando com uma aposentadoria comum, sendo que poderiam ter outra que oferecesse melhores condições econômicas.

   É preciso pensar nisso com seriedade. Ao se preparar para aposentar, procure estar sempre ciente de seus direitos. Procure ajuda jurídica, caso não entenda sobre legislação previdenciária.

   Quem se organiza e investe corretamente tem a oportunidade de se aposentar melhor e, por consequência, ter uma melhor qualidade de vida.

   E você, conhece mais detalhes sobre aposentadoria ou ficou com alguma dúvida? Nos deixe a sua mensagem no formulário ao lado, vamos adorar poder lhe ajudar!

Quer saber mais sobre Planejar Minha Aposentadoria?

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações.

Ops! Verifique os campos e tente novamente!
Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!